top of page
Anchor 1

Efeitos tóxicos do TCE (19)

 

Alguns estudos têm mostrado que o TCE produz efeitos sobre o SNC, diminuição do apetite, irritação gastrointestinal, dores de cabeça e irritação da pele. A Hepatotoxicidade foi principalmente associada à inalação e ingestão de quantidades muito grandes de TCE. A insuficiência renal tem sido relatada como resultado do dano hepático provocado e arritmias cardíacas podem ser induzidos por uma exposição excessiva.

Efeitos neurológicos

Estudos feitos com trabalhadores operadores de limpeza industrial e desengorduramento, sujeitos a uma exposição crónica ao TCE, evidenciaram efeitos como ataxia, diminuição do apetite, dor de cabeça, perda de memória de curto prazo, distúrbios do sono e vertigem. (Grandjean, Munchinger et al. 1955)

 

Outros estudos referentes a uma exposição aguda, revelam efeitos como sonolência, dor de cabeça, irritação das mucosas e fadiga. No entanto, sintomas devido à exposição de curto prazo geralmente desaparecem após algumas horas depois de cessada a exposição.

Efeitos cardíacos

Alguns estudos de casos de pessoas que morreram após a exposição ocupacional aguda ao TCE revelaram que a causa aparente da morte seriam arritmias cardíacas.

A inalação de concentrações muito elevadas de TCE em casos de envenenamentos ou durante a sua utilização como agente anestésico foi associada ao aparecimento de arritmias cardíacas.

 

Efeitos carcerígenos

Vários estudos têm evidenciado a carcinogenicidade do TCE em humanos, quando expostos a TCE em quantidades bem definidas.

Uma meta-análise desses estudos descobriram que a exposição ocupacional ao TCE foi associada a incidências elevadas de cancro de fígado, de rim, linfoma não-Hodgkin, cancro da próstata e mieloma múltiplo, com a evidência mais forte para os primeiros três tipos de cancro (Wartenberg, Reyner et al 2000;. NTP 2004).

Os resultados em humanos são apoiadas por evidências de carcinogenicidade em animais de laboratório, no qual ocorreram tumores em vários dos mesmos locais dos seres humanos.

Efeitos hepáticos 

Quando ingerido, o TCE provoca efeitos gastrointestinal (GI), com irritação e possível inflamação do tracto GI, que se manifestam por dor abdominal, diarreia, náuseas e vómitos. 

A hepatotoxicidade foi principalmente associada ao abuso intencional TCE por inalação. Nestes casos, o exame histológico revelou necrose hepática centrolobular. 

Efeitos na gravidez e no desenvolvimento

Efeitos adversos foram observados em moradores de várias comunidades onde o TCE foi encontrado na água potável (Bove, Shim et al., 2002). Um outro estudo (Goldberg, Lebowitz et al., 1990) relatou um maior risco de defeitos cardíacos congénitos associados à exposição à água potável contaminada com TCE.

Outros efeitos

O TCE produz irritação leve do trato respiratório em concentrações que não excedem as normas atuais dos locais de trabalho.

Como outros solventes orgânicos, o TCE pode produzir dermatite de contato, erupções cutâneas e queimaduras.

Em alguns relatórios foram encontrados registos de anormalidades imunológicas humanas relacionadas com o uso de água de poço contaminada com TCE (Agência de Substâncias Tóxicas e Disease Registry 1997). Um outro estudo, encontrou anormalidades imunológicas em trabalhadores expostos ao TCE (Iavicoli, Marinaccio et al., 2005).

Para mais dados sobre estudos relativos a efeitos toxicos do TCE, consulte: 

http://www.epa.gov/oppt/existingchemicals/pubs/TCE_OPPTWorkplanChemRA_FINAL_062414.pdf

 

Bibliografia: 

19. Agency for toxic Substances & Disease registry, disponível em: http://www.atsdr.cdc.gov/csem/csem.asp?csem=15&po=10, acedido em 18/05/2015.

Toxicologia TCE

 

bottom of page